Representante da Franciscans International visita Moçambique e reforça parceria com a CEM
O Departamento Social da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) recebeu, a 16 de Julho, uma visita de Panuga Pulenthiran, representante da Franciscans International, uma Organização Não-Governamental que representa a família Franciscana junto às Nações Unidas. A visita teve como principal objectivo apresentar os mecanismos de trabalho da Franciscans International, com destaque para as estratégias que permitem levar às Nações Unidas os testemunhos e preocupações das comunidades moçambicanas.
Os participantes consideraram a reunião profundamente enriquecedora e estratégica para reforçar a incidência internacional da Igreja em Moçambique. Como seguimento da visita, ficou acordado o desenvolvimento de um estudo conjunto entre as Comissões do Departamento Social da CEM e o representante franciscano em Moçambique.
Fundada sobre os valores franciscanos de justiça, paz e integridade da criação, a Franciscans International é uma organização internacional não-governamental, com estatuto consultivo nas Nações Unidas, que actua na promoção e protecção dos direitos humanos em diversas partes do mundo.
Desde a sua fundação, em 1989, a Franciscans International defende, em conjunto com e em nome dos franciscanos, a prevenção, a denúncia e o enfrentamento das violações dos direitos humanos por meio do uso estratégico dos processos e mecanismos das Nações Unidas. Faz isso levando casos de discriminação e violência cometidos contra indivíduos e grupos que vivem à margem da atenção dos formuladores de políticas internacionais e influenciando os processos de tomada de decisão e de definições de padrões da ONU em várias questões e países.
Em Moçambique, a organização está presente desde 2020, com acções focadas na denúncia da crise humanitária em Cabo Delgado, das consequências da insurgência armada, e dos impactos provocados pela actividade de empresas extractivas em comunidades locais.

