A Igreja Católica reconhece a existência de "sementes do Verbo" em outras religiões, ou seja, verdades e elementos positivos que podem levar à verdade integral que a Igreja Católica acredita residir em sua fé.
É a área responsável pela busca da unidade entre todos os cristãos. Ele se manifesta através do diálogo, oração e cooperação com outras denominações cristãs como as ortodoxas, anglicanas e protestantes, sem abrir mão das verdades da fé católica. A actuação envolve a criação de laços de amizade, o estudo em comum, e ações conjuntas de caridade e promoção da justiça social.
A comissão Episcopal de comunicação coordena as atividades a nível nacional visando a evangelização, promovendo a comunhão e divulgação da mensagem da Igreja. Sua atuação vai desde a produção de conteúdo para redes sociais e outros meios até a capacitação dos agentes de pastorais e a articulação com a sociedade.
Este sector se dedica à criação, valorização e preservação do património cultural, incluindo música, arquitectura, literatura, escultura e artes visuais, utilizando a cultura como ferramenta de evangelização e de valorização das identidades locais.