O QUE É SECAM?
Uma visão profética
O Symposium das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM) nasceu da vontade dos Bispos africanos durante o Concílio Vaticano II(1962-1965). Eles queriam falar numa só voz. A constituição do SECAM é, igualmente, resultado da decisão dos bispos de estabelecer uma estrutura continental para criar uma visão africana em toda a Igreja.
Vendo a importância de uma Associação do género para a África, a Congregação para a Evangelização dos Povos convidou os Presidentes das Conferências Episcopais Regionais para uma auscultação em 1968.
Um ano mais tarde, a primeira visita de um Papa a África foi vista como uma oportunidade para lançar o Symposium das Conferências Episcopais da África e Madagascar. Destarte, Sua Santidade o Papa Paulo VI foi recebido em Kampala (Uganda) para o lançamento oficial do SECAM.
Ao escolher a palavra Symposium em vez da palavra Conferência, os Padres Fundadores do SECAM queriam dar ênfase ao seu desejo de comunhão e amizade conforme a palavra Symposium que em grego significa refeição, banquete. No seu discurso de abertura, o falecido Cardeal ZOUNGRANA deu uma explicação acerca do conceito de Symposium usando a imagem da mesa eucarística que reúne a comunidade de irmãos. Essa explicação já continha sementes da Igreja como Família de Deus que foi declarada em 1995 como “uma expressão da natureza da Igreja particularmente apropriada à Igreja”, (Ecclesia in África, 63).