Conferência Episcopal de Moçambique participa na 20a Assembleia Plenária do SECAM

20a Assembleia Plenária do SECAM

Representada por S. E. Rev.ma Inácio Saúre, Presidente da CEM e Arcebispo de Nampula e pelo Director do Secretariado-geral da CEM, Padre Francisco Fumo, a Conferência Episcopal de Moçambique está presente na 20a Assembleia Plenária do SECAM (Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar) que está a decorrer em Kigali, Ruanda, desde o dia 30 de Julho de 2025. Participam neste encontro todas as Conferências Episcopais de África, Madagáscar e de todas as Ilhas do Oceano Índico.

O evento - cuja missa de abertura  aconteceu no dia 31 de Julho, na Paróquia de Nossa Senhora Rainha da Paz - decorre sob o tema “Cristo, fonte de esperança, reconciliação e paz: a visão da Igreja-familia de Deus em África nos próximos 25 anos (2025-2050)”.

A cerimónia de abertura, que aconteceu no Convention Centre de Kigali contou - além dos Cardeais, Arcebispos e Bispos membros do SECAM - com a presença de vários Cardeais idos de Roma e de outras partes do mundo, com destaque para os Cardeais Michael Czerny, Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, o Cardeal Peter Turkson, que presidiu a missa de abertura, concelebrada por Sua Eminência Cardeal Fridolin Ambongo Besungu, Presidente do SECAM. Estiveram também presentes: o Cardeal Antoine Kambanda, Arcebispo de Ruanda e Presidente da Conferência Episcopal de Ruanda, Núncio Apostólico em Ruanda, Bispo Arnaldo Sánchez Catalán, o Primeiro-Ministro de Ruanda, Dr. Justin Nsengiyumva, em representação do Presidente de Ruanda,  Paul Kagame, vários Cardeais, Arcebispos e Presbíteros.

As sessões plenárias seguem até amanhã (2 de Agosto). Nestas sessões serão apresentados dois esquemas, sendo o primeiro documento sobre “a visão do SECAM nos próximos 25 anos: Cristo, fonte de esperança, reconciliação e paz” e o segundo sobre “o acompanhamento pastoral das pessoas que vivem em poligamia”. O esquema deste último documento será apresentado por uma Teóloga moçambicana,  a Irmã Ester Lucas, das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo.

O dia 3 de Agosto está reservado para a missa de encerramento, a acontecer no Santuário de Nossa Senhora de Kibeho, onde todos os participantes irão rezar pelo dom da paz para toda a África, de modo especial para os países que se encontram em conflito, terrorismo e vários descartes humanos e naturais.

 

Next
Next

Representante da Franciscans International visita Moçambique e reforça parceria com a CEM