Jubileu de Ouro da IMBISA reforça a sinodalidade nas bases: Bispos católicos reunem-se em Eswatini
O Jubileu de Ouro da Reunião Inter-Regional dos Bispos da África Austral (IMBISA) pretende garantir que a sinodalidade seja uma experiência vivida em várias dioceses da região, afirmou o Bispo José Luís Gerardo Ponce de León, da Diocese de Manzini, em Eswatini.
Numa entrevista ao Gabinete de Comunicação da Conferência Episcopal Católica da África Austral (SACBC), o Bispo da única diocese católica do país que irá acolher o Jubileu de Ouro afirmou que é necessário que os bispos da região caminhem juntos para concretizar o percurso sinodal.
«Agradecemos a Deus por tudo o que aconteceu nos últimos 50 anos. Celebramos este Jubileu de Ouro no contexto da nossa jornada sinodal como Igreja», disse ele, referindo-se ao evento marcado para 24 a 29 de setembro.
As celebrações do Jubileu, que serão realizadas em paralelo com a 4.ª Assembleia Plenária da IMBISA, irão «garantir que a jornada sinodal seja levada à nossa região e às nossas diferentes dioceses», afirmou o membro argentino dos Missionários da Consolata (IMC).
«A jornada sinodal é diferente. Exige uma mudança de mentalidade», disse ele, explicando que a sua diocese está em processo de abraçar essa mudança de mentalidade.

