VEM AÍ A TERCEIRA EDIÇÃO DA JORNADA NACIONAL DA JUVENTUDE
A 3a JORNADA NACIONAL DA JUVENTUDE será realizada de 03 a 07 de Dezembro de 2025, em Maputo e terá como participantes directos 3000 Jovens e indirectos todos os Cristãos Católicos.
A Jornada Nacional da Juventude (JNJ) é um evento religioso, que reúne católicos, sobretudo jovens, fruto da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), instituído pelo Papa São João Paulo II, a 20 de Dezembro de 1985.
A Jornada Mundial da Juventude celebrada em cada Igreja particular tem um grande significado e valor não somente para os jovens que vivem naquela determinada região, mas para toda a comunidade eclesial local. Alguns jovens, por objectivas dificuldades de estudo, de trabalho ou financeiras não têm a possibilidade de participar nas celebrações internacionais das tais Jornadas, razão pela qual, é bom que cada Igreja particular ofereça-lhes também a possibilidade de viver na primeira pessoa, mesmo que ao nível local, uma “festa da fé”, um evento forte de testemunho, comunhão e oração, análogo às edições internacionais, que marcam profundamente a existência de tantos jovens nas mais diversas partes do mundo.
A celebração da JNJ é, sem dúvida, um evento importante na vida da Igreja particular, um momento privilegiado de encontro com os jovens, um instrumento de evangelização do seu mundo e de diálogo com os mesmos. Não esqueçamos que a Igreja tem tantas coisas para dizer aos jovens e os jovens tem tantas coisas a dizer a Igreja.
História das Jornadas em Moçambique
A Primeira Sessão Ordinária da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM), reunida no dia 27 de Abril de 2017, no Centro de Formação de Nazaré, na Arquidiocese da Beira, respondeu positivamente ao pedido dos jovens, sobre a realização da Ia Jornada Nacional da Juventude (JNJ) em Moçambique. Com alegria, foi realizada pela primeira vez na Diocese de Chimoio, de 20 a 24 de Junho de 2018, ano anterior à Jornada Mundial da Juventude-Panamá 2019, sob o tema: “Não temas, Maria, encontrastes graça diante de Deus (Lc 1,30)”. Na voz do então Núncio Apostólico, Dom Edgar Peña Parra, no Domingo de envio, dia 24 de Junho, ouviu-se o anúncio da II Jornada Nacional da Juventude (JNJ) para Nampula em 2020.
A II Jornada Nacional da Juventude, duas vezes adiada, por causa da pandemia da Covid-19, em 2020 e 2021, viria a acontecer na Arquidiocese de Nampula, de 17 a 20 de Novembro de 2022, subordinada ao tema: “Encontrámos o Messias (Jo 1, 41) a acompanhar os jovens na sociedade hoje”.
Foi na voz de Dom Inácio Saúre, Arcebispo de Nampula e Presidente da CEM, no encerramento da II JNJ ‒ Solenidade de Cristo Rei do Universo, que os jovens católicos receberam a notícia da realização da III Jornada Nacional da Juventude, na Arquidiocese de Maputo, no ano jubilar de 2025.
6. Objectivos das Jornadas Nacionais da Juventude
• Consolidar a experiência de uma Pastoral Juvenil Nacional
• Propor Cristo e o Evangelho aos jovens de hoje, favorecendo o encontro pessoal com Ele;
• Viver a experiência de sermos Igreja Católica como mistério de comunhão, reunindo jovens de todo o país para celebrar e aprofundar a fé, construindo pontes de amizade e esperança;
• Despertar nos jovens a alegria de serem discípulos de Cristo que os convida a serem missionários de paz e amor.

