Eleição da nova Presidência marca o encerramento da XIV Assembleia Plenária da IMBISA
De 24 a 29 de setembro de 2025, realizou-se em Matsapha, Eswatini, o Jubileu de Ouro da IMBISA, celebrado conjuntamente com a sua 14ª Assembleia Plenária. O encontro reuniu os Bispos Católicos da Associação Inter-Regional dos Bispos da África Austral (IMBISA) para assinalar os seus 50 anos e refletir à luz do tema: “Uma Jornada Sinodal, Alimentada pela Compaixão e Florescendo na Fé como Peregrinos da Esperança”.
Eleita nova Presidência da IMBISA
Estiveram presentes prelados dos nove países membros da IMBISA — Angola, Botswana, Eswatini, Lesotho, Moçambique, Namíbia, São Tomé e Príncipe, África do Sul e Zimbabwe. Durante os trabalhos, os participantes envolveram-se em Conversas no Espírito e refletiram sobre os desafios e realidades pastorais, sociais e políticas que marcam a vida da Igreja na região.
No encerramento da Assembleia, foi reconduzido como Presidente da IMBISA o Arcebispo Liborius Ndumbukuti Nashenda OMI, de Windhoek (Namíbia). O Arcebispo José Manuel Imbamba, de Saurimo (Angola) foi igualmente reeleito Vice-Presidente e o Bispo Rudolph Nyandoro, de Gweru (Zimbabwe), reconduzido como Secretário-Geral da IMBISA.
O Padre Enrico Parry, da Diocese de Oudtshoorn (África do Sul), indicado pelo Conselho Permanente teve a sua nomeação confirmada pelo Plenário da IMBISA para o cargo de Director do Secretariado. Já o Bispo Auxiliar António Manuel Bogaio Constantino MCCJ, da Arquidiocese da Beira (Moçambique) foi eleito Bispo responsável pela área da Comunicação e dos Media.