CEM celebra a eleição do Papa Leão XIV
A Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) divulgou uma declaração expressando alegria e unidade com a Igreja Católica em todo o mundo após a eleição do Papa Leão XIV. O Papa recém-eleito foi escolhido pelo Colégio dos Cardeais, que se reuniu em conclave na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Num comunicado divulgado a 8 de maio de 2025, em Gurué, assinado pelo Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saure, Presidente da CEM, a conferência manifestou a sua "alegria pela eleição do novo Sucessor de Pedro, o Papa Leão XIV".
Papa Leão XIV
Primeira aparição na Praça de São Pedro - Roma
A CEM une-se ao povo moçambicano e à comunidade católica global em oração pelo Papa Leão XIV, invocando os dons do Espírito Santo – sabedoria, força, discernimento e amor pastoral – sobre a sua liderança. A Conferência prometeu fidelidade, comunhão e obediência ao novo Papa, que reconhecem como Vigário de Cristo e Servo dos servos de Deus.
A CEM apela a todos os fiéis católicos e pessoas de boa vontade em Moçambique para que acolham com alegria este novo capítulo na vida da Igreja. Encorajam o povo de Deus em Moçambique a renovar o seu compromisso com o Evangelho e a missão da Igreja, inspirando-se no exemplo e nos ensinamentos do novo Sucessor de Pedro.
Reconhecendo os desafios pastorais, sociais e espirituais dos tempos, a CEM sublinha que a eleição do novo Papa reacende a esperança. A Conferência apela a um compromisso renovado com a paz, a justiça e a fraternidade, reconhecendo que a Igreja é uma peregrina, em comunhão com o seu novo Pastor.
A CEM conclui confiando o pontificado do Papa Leão XIV à intercessão da Santíssima Virgem Maria, Rainha da Paz e Padroeira de Moçambique, e dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, rezando por força na sua missão de confirmar os fiéis e guiar o povo de Deus na caridade.