Rumo à JNJ, Arcebispo da Beira exorta jovens a serem “peregrinos da esperança”
No espírito do Ano Santo de 2025, o Arcebispo da Arquidiocese da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuanna dirigiu uma mensagem de encorajamento e fé aos jovens que seguem rumo à Jornada Nacional da Juventude, exortando-os a serem verdadeiros “peregrinos da esperança”. A bênção e o envio marcaram um momento de profunda comunhão entre a juventude e a Igreja, sublinhando o papel central que os jovens desempenham na vida eclesial.
O prelado recordou que, neste Ano Santo, todos os cristãos são chamados a peregrinar na esperança, mas destacou que este convite assume um significado especial para os jovens, que “têm a vida pela frente e, com o seu caminho, podem também iluminar o caminho da Igreja”.
Segundo o Bispo, a Jornada Nacional da Juventude será um tempo privilegiado de reflexão, partilha, crescimento espiritual e comunhão eclesial, reforçando os laços entre as diferentes dioceses e realidades do país. O encontro ganhará particular relevância no dia 7 de Dezembro, data de encerramento, em que estarão presentes todos os Bispos de Moçambique, bem como o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, cuja participação confere uma dimensão ainda mais significativa ao evento.
O Bispo sublinhou ainda que esta Jornada é expressão viva da Igreja que “peregrina confiando que a esperança que Deus nos oferece é uma esperança que não engana”, convidando os jovens a viverem este momento com entusiasmo, fé e sentido de missão.
Com a bênção recebida, os jovens partem para Maputo fortalecidos para este grande encontro nacional, levando consigo a mensagem de esperança que caracteriza o Ano Santo e a confiança da Igreja no seu testemunho e no seu compromisso cristão.

