Comissão Episcopal para a Educação

A Comissão Episcopal para a Educação Católica, é uma actividade pastoral essencialmente voltada à presença da Igreja na sociedade.

Em 2011, os Bispos católicos de Moçambique escreveram uma carta pastoral “Repensar a educacao em Mocambique”. Nessa carta, os Bispos analisam a situação da educação em Moçambique e reflectem sobre os desafios que a realidade apresenta para a educação no País. Dentro da construção da sociedade pós-colonial na qual todo o moçambicano está chamado a participar, os Bispos lembram que o fim da educação não pode estar em função dos grandes interesses económicos e que a educação da pessoa humana deve respeitar valores éticos, morais, culturais específicos. Na sua carta, os Bispos lembram que a educação está ao serviço do desenvolvimento integral da pessoa e da sociedade e este não pode obviar a dimensão espiritual, transcendente e, cada vez mais, com consciência ecológica.

 In memoriam, Papa Francisco, desde Abril 2013, partindo sempre da Declaração Gravissimum Educationis, coloca acentos da acção educativa que respondem aos desafios actuais. Para o Papa Francisco a educação é o motor da mudança. Podemos resumir o rico magistério do Papa Francisco sobre a educação destacando os seguintes aspectos:

·      Uma educação aberta à realidade (não autorreferencial)

·      Uma educação com as marcas da coerência e do testemunho

·      Uma educação sem medo de ousar e aberta à utopia

·      Uma educação que relaciona unidade-diversidade-pluralidade

·      Uma educação atenta e disponível aos mais frágeis

·      Uma educação para o cuidado com a casa comum

·      Uma educação para o diálogo e o respeito

·      Uma educação para o verdadeiro, o belo e o bom