A Caritas Moçambicana foi fundada apenas dois anos após a independência do país, pela Conferência Episcopal de Moçambique (CEM), a fim de promover a autonomia e o desenvolvimento humano integral das pessoas e comunidades através de acção humanitária e programas de desenvolvimento. Foi legalmente estabelecida em 2010.
Em Moçambique, a Caritas (representada por 12 Caritas Diocesanas) tem Delegações em todas as províncias e a sua Sede no Secretariado Geral, em Maputo. A rede territorial expande-se até as Caritas Paroquiais através das quais constituem uma base social com representação em todo o país, com mais de 750 voluntários e 52 técnicos. A Caritas Moçambicana faz parte do Departamento Social da Igreja Católica e é membro da Caritas Internationalis e da Caritas Africa.
É também membro do Consórcio Humanitário de Moçambique (CHEMO), da Rede de Organizações para Soberania Alimentar (ROSA), trabalhando em colaboração com a Associação para a promoção das Escolas Profissionais Familiares Rurais em Moçambique (APEPFRUM) e participa activamente nos Clusters e Segurança Alimentar e WASH no país. Seus principais parceiros são Organizações Membros da Confederação Caritas Internationalis (Caritas Espanhola, CAFOD, CRS, Caritas Portuguesa, TROCAIRE, Caritas Áustria, Caritas Alemã, Caritas Italiana, Caritas Maurícias, Caritas Seychelles, etc), com instituições do Governo e outros parceiros privados.
Caritas Moçambicana
Equipa Referente

